terça-feira, 31 de dezembro de 2013

2013, ano Alabê Ôni

E 2014 também será. Um biênio que marca uma jornada cultural e espiritual dos tambores do sul pelo território brasileiro.

Nesse ano que passou, os estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil foram visitados pelo Tambor de Sopapo, ouvindo e descobrindo a história de um Rio Grande do Sul pelas notas do rufar dos tambores, que descortinaram a contribuição inestimável do povo negro na cultura popular gaúcha.


O Grande Tambor tem sequência neste trabalho de Kako Xavier, Mimmo Ferreira, Pingo Borel e Richard Serraria, que neste ano que chega irão visitar os estados do Sul e Sudeste dando prosseguimento à turnê Sonora Brasil, promovida pelo SESC.

2014 reserva ainda mais da parceria com o Coletivo Catarse para além do DVD Alabê Ôni, lançado recentemente e que apresenta o trabalho desses nobres mestres tamboreiros da cultura popular gaúcha. Acompanhando a turnê em 2013 e seguindo agora em 2014, está em plena produção o projeto Alabem Brasileiro, um documentário que vai constituir um mosaico da cultura popular brasileira encontrada pelos Alabês nas suas visitas desde as mais longínquas cidades de Amapá, Rondônia e Roraima, até as mais próximas no próprio estado do Rio Grande do Sul.


2013 também reservou, ao seu final, um momento de muita energia e agradecimento. Uma volta à "origem", uma visita em homenagem à vida e obra de Mestre Baptista, uma batucada em frente àquela que foi a sua morada e seu local de trabalho, de confecção de Sopapos. Alabê Ôni, Coletivo Catarse e outros artistas participaram do Bailão Cultural, especialmente marcado nesse dezembro, aniversário de um ano da passagem do Mestre para o outro plano. O encontro coincidiu também com a notícia do reconhecimento do poder formal da cidade de Pelotas para com a vida e obra de Neives Meirelles Baptista e sua família, que insituiu em 3 de novembro a Medalha do Mérito Mestre Baptista, que será outorgada todos os anos pela Câmara Municipal a duas pessoas que reconhecidamente tenham colaborado de forma efetiva ao desenvolvimento e à cultura da consciência negra no município.


Que seja um grande ano também o de 2014, porque 2013 já está marcado na história!

Axé!!!

Fotos: Alabê Ôni e Gustavo Türck (Coletivo Catarse)
Foto da família Baptista: Leandro Anton (Quilombo do Sopapo)

Nenhum comentário: