sábado, 17 de janeiro de 2015

Um Dia do Compositor especial

Dia do Compositor, 15 de janeiro. Melhor forma de celebrar não poderia haver: no palco com vários deles atuando no show de Marcelo Delacroix.
 


                                                          Concentração antes do show

O Mestre de Cerimônias, um capo, um dos grandes que a MPB tem por hora, Marcelo Delacroix. Em torno dele, a partir da dádiva da partilha, outros grandes nomes: Ronald Augusto, profícuo poeta e cancionista; Demétrio Xavier, Payador da nobre linhagem de Atahualpa Yupanqui e filho legítimo da melhor poesia crioula da América do Sul; Quiçá se Fosse, jovens talentosos que estão movimentando a cena local a partir de intensa movimentação junto com Carmen Correa, voz límpida e composições maduras mostrando que já é uma compositora que sabe a que veio. 
 
 


                                     Decoração especial pelas mãos da artista Andrea Soares Costa


Fechando a noite os nobres tamboreiros do Alabê Ôni, ontem com um repertório quase que 100% autoral: Mimmo Ferreira cantou seu tema, "Dos Negros", um candombe ijexá; Kako Xavier cantou "No Meio da Praça", um maçambique canção de sua autoria e Richard Serraria homenageou um dos maiores compositores da música gaúcha falecido há quase um ano atrás, Gilberto Amaro do Nascimento, Giba Giba, com a canção "Giba Gigante Negão". Pingo Borel cantou uma reverência ao Xapanã, com cântico em iorubá arcaico, material de domínio público, o "Glefê" de ritmo contagiante e impressionante movimento de dança proposto por esse artista extremamente carismático e dono de sorriso contagiante. Juntos, Marcelo Delacroix e Alabê Ôni fizeram pela primeira vez em público a canção "Cais do Valongo", letra de Dilan Camargo sendo que Serraria declamou parte de "Casa Grande & Senzala" de Gilberto Freyre, em que o sociólogo propõe no trecho declamado por Serraria, uma ideia equivocada sobre a alegria do negro perante a escravidão.


              Uma noite inesquecível, casa lotada com a presença de gente ilustre sobretudo na platéia. 

 



 Salve compositores, salve a cena local, 2015 iniciando bem demais. Arriba e Alabê Ôni na área em ação!

Texto: Richard Serraria
Fotos: Náthaly Weber
Comunicação Alabê Ôni

Nenhum comentário: