terça-feira, 22 de setembro de 2015

Alabem Brasileiro estreia em novembro apresentando andanças do grupo pelo país e ainda a nova formação do Alabê Ôni.



A partir de novembro deste ano o grupo Alabê Ôni inicia a apresentação do seu novo projeto, Alabem Brasileiro. Fruto de dois anos intensos de viagens e trabalhos por todo o país dentro do Sonora Brasil do SESC, o projeto apresenta o documentário de mesmo nome que mostra parte das vivências do grupo em diferentes manifestações populares afrodescendentes e indígenas, tendo como porta voz, os tambores.

Junto ao filme, o grupo também montou seu novo espetáculo, trazendo algumas dessas manifestações para os tambores gaúchos como o tambor de crioula do Maranhão, que já vem sendo apresentado em Porto Alegre.


Criado em 2012, o grupo reuniu conhecimentos e vivências de quatro músicos e pesquisadores para reviver as manifestações populares afro gaúchas e chamar atenção para a presença e influência negra no Rio Grande do Sul. Richard Serraria, Kako Xavier, Mimmo Ferreira e Pingo Borel levaram a riqueza da cultura afro gaúcha aos quatro cantos do país. Agora em 2015, o grupo segue com seus trabalhos artísticos e pesquisas com uma nova formação, sem a presença de Kako Xavier. Importante figura para a música e cultura negra no estado, Kako contribuiu com seu conhecimento e sua arte nessa primeira fase do Alabê Ôni e continuará sendo parceiro do grupo. 



Seguindo com Richard Serraria, Mimmo Ferreira e Pingo Borel, o Alabê Ôni já está com uma agenda especial para a pré-estreia do show Alabem Brasileiro, junto com alguns convidados, em Porto Alegre e Caxias do Sul.
Tudo começa dias 07 e 08 de novembro, no evento Aldeia SESC, em Caxias do Sul, com oficinas e show. No dia 14, em Porto Alegre, o grupo participa do Festival El Mapa de Todos, no Teatro da Santa Casa. Já no dia 18 de novembro, no Teatro do SESC, o Alabê Ôni apresentará o espetáculo Alabem brasileiro completo, fazendo o lançamento do projeto mostrando partes do documentário que está em fase de finalização junto com Coletivo Catarse. Encerrando o mês de estreia, o grupo participa do evento Domingo no Parque, no Araújo Viana no dia 22/11.



Continue acompanhando nossos canais e saiba mais sobre o novo trabalho do Alabê Ôni e outras novidades para 2015/2016.  
 

 

Nenhum comentário: