terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Ensaio Aberto AÔ: construa conosco essa história!



Em 2016 o grupo Alabê Ôni inicia circuito de Ensaio Aberto convidando o público a participar da construção do novo projeto/espetáculo Alabem Brasileiro. O primeiro encontro ocorreu no dia 18 de fevereiro no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo no bairro Cristal.



                                                                                                                                                             Fotos: Náthaly Weber


O grupo se constituiu em 2012 na prática de uma aula-show que foi se construindo em todos estados do país ainda ao longo de 2013-14 em que ao apresentar os toques, cantos e danças de matriz africana trazia elementos históricos e políticos sobre a presença negra no RS e Bacia do Prata. Em seu novo projeto a prioridade segue sendo o tambor sopapo que agora dialoga com tambores irmãos de outras partes do Brasil. Quer se avançar assim questionando a identidade eurocêntrica que invisibiliza o negro e não reconhece a diversidade dos tambores afro gaúchos como cultura local. Surge assim a possibilidade de ser construída uma Pedagogia do Sopapo num momento de implantação da Lei 10.639/03, legislação que torna obrigatório o ensino da história e da cultura afrobrasileira e africana nas redes de ensino pública e particular. O sopapo e sua trajetória chamam atenção para a invisibilidade da cultura negra no Rio Grande do Sul.
 
Alabê Ôni, Nobre Tamboreiro na língua Iorubá, convida para festa no Alabem Brasileiro outros tambores irmãos encontrados na viagem pelo Brasil. Essa conversa do sopapo com outros tambores brasileiros e platinos reforça a presença negra no trabalho no Rio Grande do Sul ao longo do período colonial, trazendo, com isso, o reconhecimento da contribuição negra à cultura do Estado e do país assim como da Bacia do Prata.


Faça parte dessa rede de ARTIVISMO! Acompanhe a agenda dos ensaios aqui no blog e na fan page. É gratuito e tem classificação livre.

Nenhum comentário: