terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Giba Gigante Negão



por Richard Serraria

Giba Giba transformou-se em figura fundamental num estado que se "orgulha" do pertencimento à Europa. O mestre griô trouxe à tona a relevância histórica da contribuição negra para a construção do estado do RS.
Como? No universo do carnaval foi fundador da Praiana já na década de 50 do século XX e através disso difundiu o sopapo nos desfiles de escolas de samba em Porto Alegre. Depois em seu trabalho enquanto compositor seguiu com aquilo que desde cedo entendeu ser sua missão, que aliás já praticava quando instrumentista: dar destaque ao tambor de sopapo, herança dos negros que construíram o estado do RS através do árduo trabalho nas charqueadas no período colonial sob regime escravista.
Lançou no final da Década de 90 o Projeto Cabobu, quando foram construídos 40 sopapos por intermédio de Mestre Baptista (luthier pelotense) mediante o quase desaparecimento do grande tambor. Citado no Dicionário Banto do Brasil de Nei Lopes, Gilberto Amaro do Nascimento aparece ainda em destaque no documentário "O grande tambor", lançado em 2010 (Coletivo Catarse/Iphan). Sua obra fica e seus seguidores permanecem batendo tambor para lembrar que o estado mais meridional do país, em que muitos se esforçaram para mostrar como a "Europa do Brasil", também é, inegavelmente, a África do Brasil.

Richard Serraria, compositor que compôs em 2007 a canção "Giba Gigante Negão", homenagem ao mestre.
                                               Giba Giba tocando com Richard Serraria



Richard Serraria na bateria dos Bambas da Orgia em 2009 tocando sopapo

Nenhum comentário: